Vereador sugere substituição de postes de eucalipto por postes de concreto em linha de transmissão de energia
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste, realizada na segunda-feira (1º), o vereador Jader Ioris (PP) apresentou indicação Superintendência Regional da CELESC, solicitando um estudo de viabilidade para a substituição de postes de eucalipto por postes de concreto na linha de transmissão de alta tensão.
Segundo o parlamentar, os postes de madeira que sustentam a rede de energia, no trecho que liga Pinhalzinho até a subestação localizada no bairro Cruzeiro, apresentam sinais de desgaste devido ao tempo e às condições climáticas. “Os postes de eucalipto estão demonstrando traços de apodrecimento, o que pode ocasionar acidentes, quedas de rede e outros riscos aos usuários”, afirmou Ioris.
Para o vereador, a troca por postes de concreto traria maior resistência e durabilidade, além de reduzir os riscos de quedas e os custos com manutenção e reparos futuros. “A modernização da infraestrutura é uma medida preventiva que garante mais segurança e eficiência no fornecimento de energia”, destacou.
Ioris ressaltou ainda que, no trecho entre o Contorno Viário Armindo Ecker e a subestação de energia do bairro Cruzeiro, aproximadamente 12 postes necessitam de substituição.
Requerimento
Ioris apresentou ainda um requerimento solicitando prorrogação de prazo para apresentar relatório ao Projeto de Lei Complementar n. 20/2025, que altera a Lei Complementar Municipal número 146, de 28/12/2012, que institui o Plano Diretor Participativo do Município de São Lourenço do Oeste. “Os vereadores da bancada do Partido Progressista estão avaliando a possibilidade de oferecimento de emendas, o que requer mais prazo para análise”, disse ele. O pedido foi aprovado por unanimidade.