Tribuna Popular: Reitor da Unochapecó, Claudio Alcides Jacoski atualiza informações sobre a implantação de curso de medicina no campus de São Lourenço do Oeste
Após a sessão ordinária na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (19), Claudio Alcides Jacoski, Reitor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), fez uso da Tribuna Popular. O principal objetivo foi repassar informações quanto ao edital número 01/2023 do programa Mais Médicos, chamada pública do Ministério da Educação (MEC) e da Saúde para a autorização de funcionamento de novos cursos de Medicina. A proposta da Instituição visa oferecer 60 vagas no campus de São Lourenço do Oeste, caso seja selecionada.
Atualmente, a Uno São Lourenço do Oeste oferece quatro cursos presenciais — Administração, Ciências Contábeis, Direito e Psicologia — e outros 13 no formato de ensino a distância (EAD). A instalação de um curso de Medicina seria um marco para o desenvolvimento estratégico da instituição e da região.
A proposta apresentada pela Universidade prevê, conforme exigência de edital, R$ 14 milhões de investimentos, com obrigações que incluem a criação de residência médica, instalação de leitos de UTI e implementação de novas estruturas de atendimento em saúde.
O reitor lembrou que o edital prevê a abertura de 5.700 novas vagas de Medicina no Brasil, sendo apenas 60 destinadas ao interior de Santa Catarina. São Lourenço do Oeste, por meio da Unochapecó, disputa diretamente com cidades como Xanxerê, Concórdia e São Miguel do Oeste pela autorização. O resultado da chamada pública que estava previsto para fevereiro de 2025 foi adiado para o mês de agosto.
Caso o projeto seja aprovado, mais de 50 profissionais entre professores, técnicos e gestores devem ser contratados para atuar no curso. Além disso, a cidade ganharia uma infraestrutura específica, com laboratórios e equipamentos de ponta, seguindo o modelo já implementado em Chapecó, onde o curso de medicina possui 45 vagas autorizadas.
Se aprovado, o curso de medicina não só reforçará a presença da Uno São Lourenço do Oeste, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico, social e educacional da região, consolidando o município como um polo de saúde e inovação no interior catarinense.
Moção de Apoio
Recentemente, em abril, o Legislativo lourenciano aprovou uma Moção de Apoio, encaminhada ao Ministro da Educação, Camilo Santana. O documento presta apoio justamente à autorização do funcionamento do curso de graduação em medicina no município de São Lourenço do Oeste, na Unochapecó.