São Lourenço do Oeste sediará Conferência Regional do Vereador Mirim com foco na inclusão

por Samara Graciolli publicado 03/06/2026 16h25, última modificação 08/06/2026 15h21

São Lourenço do Oeste será sede, na próxima terça-feira, dia 16 de junho, da Conferência Regional do Vereador Mirim, evento promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em parceria com a Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste e a Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor).

A programação será realizada no Bela Vista Clube de Campo e deverá reunir cerca de 150 participantes, entre Vereadores Mirins e integrantes do Executivo Mirim dos municípios que compõem a área de abrangência da Acanpr.

As atividades terão início às 8 horas, com a cerimônia oficial de abertura e a presença de autoridades. Na sequência, os participantes acompanharão palestras voltadas ao tema central da conferência. O primeiro painel abordará os direitos à educação inclusiva nas escolas. Em seguida, será discutida a construção de ambientes inclusivos na sociedade e no ambiente escolar.

Em 2026, a Conferência Regional do Vereador Mirim tem como tema principal a inclusão, assunto que vem sendo amplamente debatido em Santa Catarina e que agora também será pauta das lideranças mirins do Estado. A proposta é promover a reflexão, o diálogo e o fortalecimento de práticas que contribuam para uma sociedade mais acessível, acolhedora e participativa.

No período da tarde, os jovens participarão de oficinas práticas sobre autismo, acessibilidade, inclusão digital e cidadania digital, proporcionando momentos de aprendizado, troca de experiências e desenvolvimento de novas habilidades.

O encerramento está previsto para as 17h30.

Para a Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste, sediar a conferência reforça o compromisso com a formação cidadã e o protagonismo das novas gerações. A participação dos vereadores mirins e executivos mirins demonstra a importância das lideranças jovens na construção de comunidades mais conscientes, inclusivas e democráticas.

A parceria com a Escola do Legislativo fortalece ainda mais as ações desenvolvidas pelo Legislativo Municipal voltadas à educação para a cidadania, incentivando a participação dos jovens nos debates públicos e na busca por soluções para os desafios da sociedade.

error while rendering plone.comments