Resgate Histórico: Conheça o trabalho e as obras realizadas pela Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste
O Poder Legislativo Municipal de São Lourenço do Oeste, por meio da Resolução 164/2007, instituiu o Programa Resgate Histórico, que tem como objetivo, como o próprio nome sugere, resgatar a história do município lourenciano e de sua comunidade.
A Câmara promove projetos e ações a fim de oportunizar à sociedade o conhecimento de sua história. Dentre as propostas está o Acervo de Memórias, criado em 2008, ano em que o município de São Lourenço do Oeste completou seus 50 anos. Trata-se de um projeto de caráter permanente e que está disponível para acesso de qualquer cidadão na Casa Legislativa.
Atualmente o acervo conta com 16 catálogos, iniciando o resgate histórico pelos primórdios da formação do município e prosseguindo pelos períodos de cada legislatura. A série recebe um novo volume ao final de cada mandato. Nos próximos dias será lançado oficialmente o 17º catálogo que retrata o mandato 2021/2024.
São Lourenço do Oeste em Memórias
Em 2016 a Câmara Municipal iniciou o processo de compilação dos catálogos do Acervo de Memórias para a elaboração do livro "São Lourenço do Oeste em Memórias", tendo como organizadores o secretário executivo Éderson Hermann, a professora Neli Bastezini Kronbauer, e o designer Kalu Moraes Lessa. Além da versão impressa, que pode ser consultada na Câmara, a obra também está disponível em formato digital no site oficial do Legislativo.
As histórias por trás das denominações dos espaços públicos de São Lourenço do Oeste
A obra é iniciativa da Câmara Municipal, organizada pelos servidores Éderson Hermann, Fábio Regert e Samara Graciolli e conta ainda com a colaboração da professora Neli Bastezini Kronbauer. O trabalho começou a ganhar forma no mês de julho de 2022 e o livro foi lançado em novembro de 2024.
O principal objetivo é trazer, em forma de homenagem, a biografia de todas as pessoas que dão nome a espaços públicos em São Lourenço do Oeste, seja em ruas, praças, escolas, ginásios, entre outros, bem como da legislação que atribuiu cada denominação.
O livro conta com cerca de 300 biografias, juntando-se fotos e demais informações de personalidades, pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do município lourenciano, datas e fatos históricos que levam nomes nos mais diversos espaços públicos da cidade e do interior.
A obra foi destinada gratuitamente para escolas, entidades e autoridades e vendida pelo Instituto Cultural, que deverá reverter todo o lucro em ações que fomentem a literatura no município. Todos os livros disponibilizados para venda foram comercializados. No entanto, ele também pode ser acessado na Câmara Municipal e no formato digital.