Projeto que denomina Centro de Referência da Assistência Social como Ida Lidardoni Fantin dá entrada na Câmara Municipal
Deu entrada na Casa Legislativa de São Lourenço do Oeste o Projeto de Lei número 40/2025, de autoria do vereador Altair Borges e da bancada do PP, que, como forma de reconhecimento e homenagem, visa atribuir denominação ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) com o nome de Ida Dorvalina Libardoni Fantin.
Conhecida popularmente por Dona Ida Fantin, nascida em 04 de maio de 1935, em São Sebastião do Caí (RS), é filha de Paulo Libardoni e Benedita Maria Lazzarotto Libardoni. Chegou em São Lourenço do Oeste em maio de 1949, com 14 anos.
Em 1952 Ida casou-se com Angelo Fantin, um italiano recém-chegado na cidade e que trabalhava com agrimensura na construção da estrada de São Lourenço à Chapecó. Nas décadas de 1980 e 1990, dedicou-se às atividades sociais e culturais da Indústria Parati, junto com seu marido Angelo Fantin.
“A atuação da Dona Ida Fantin em nossa sociedade é por demais expressiva. Sua dedicação e atuação em diversas áreas lhe renderam diversas homenagens, dentre elas: condecoração na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em 2015, pela relevância na educação e cultura catarinense dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Bom de Bola; e o Prêmio Mulher Empreendedora da ACISLO, no ano de 2021”, contou o vereador Altair.
Dona Ida faleceu no dia 08 de novembro de 2022, aos 87 anos de idade, em Florianópolis. “Como reconhecimento a suas ações, entendemos oportuno homenagear esta ilustre lourenciana pioneira, com a denominação de um espaço público que simboliza grande parte de seu trabalho em favor dos mais necessitados”, disse ele, enfatizando que, quando votado e se aprovado, o CRAS passa a denominar-se: Centro de Referência da Assistência Social Ida Lidardoni Fantin.