Câmara Municipal realizará sessão solene em homenagem aos 55 anos da Fundeste e aos 30 anos da Uno São Lourenço do Oeste
Como forma de reconhecimento, a Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste vai realizar uma sessão solene em homenagem as comemorações de 55 anos da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste) - Unochapecó e aos 30 anos da Uno São Lourenço do Oeste. O Projeto de Decreto Legislativo número 2/2025, de autoria da Mesa Diretora, foi aprovado por unanimidade nesta segunda-feira (19).
O presidente da Câmara Municipal, João Carlos Suldowski (PP), explicou que a Fundeste foi criada oficialmente em 1970, como instituição pública de direito privado e com gestão comunitária, na cidade de Chapecó (SC). “Até 1990 a Fundeste atuou diretamente na execução das atividades do ensino superior. Nesse ano, uniu-se às fundações universitárias de Joaçaba e de Videira para constituir a Universidade do Oeste (Unoesc), que assumiu a condução das ações do ensino superior em Chapecó através de um campus. Mesmo com suas atividades acadêmicas desativadas, a Fundeste permaneceu com personalidade jurídica, o patrimônio do campus e os cursos, e foi comantenedora da Fundação Unoesc até 2001”.
Diante da aspiração de constituição de uma universidade em Chapecó, no segundo semestre de 2000 começaram os encaminhamentos para a sua reativação. Em março de 2001 a Fundeste foi reativada operacionalmente e em 27 de agosto de 2002 assumiu integralmente as atividades do Campus Chapecó, que transformou-se na Unochapecó, em um processo que contou com a participação de diferentes segmentos da sociedade regional, integrantes de comissões de trabalho e de organismos da Fundação.
Com os objetivos de promover a formação integral humana e cidadã, por meio do desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, e de participar do planejamento estratégico da região, hoje a Fundeste mantém seu papel ativo, como mantenedora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, do Instituto Goio-Ên e da Farmácia-Escola Unochapecó.
“A Universidade, mantida pela Fundeste, oferece uma gama de cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, no formato presencial, além de diversos outros na modalidade EAD”, disse o presidente.
A Uno São Lourenço, assim designada a partir de julho de 2023, com o lançamento da nova marca, com vistas a valorizar ainda mais a cidade, foi instituída em solo lourenciano no mês de agosto de 1996, como extensão da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), com implantação do curso de Pedagogia, mantida pela Fundeste. No ano de 2000 foi implantado o curso de administração e em 2004 o de ciências contábeis.
Em dezembro de 2008 a Unochapecó inaugurou um novo campus em São Lourenço do Oeste, sede própria, com mais de 3,5 mil metros quadrados de área construída, ampliando as instalações e a oferta de cursos superiores, sendo Ciências da Computação, 2009; Direito, Educação Especial, e Pedagogia em 2010; e também o curso técnico de produção leiteira. Já no ano de 2022 foi implantado o curso de Letras - Libras. Além desses cursos presencias, a Uno São Lourenço do Oeste oferece ainda outros 14 no formato de ensino a distância.
“Inegavelmente o papel da Fundeste e suas instituições mantidas foram e continuam sendo preponderantes no desenvolvimento local e regional por meio das áreas de educação e pesquisa, formando profissionais e alavancando a economia nos mais diversos setores, elevando ainda mais a região Oeste Catarinense”.
Com a aprovação, nos próximos dias deverá ser definida a data para a realização da sessão solene.