Câmara Mirim realiza sessão com apresentação de indicações, requerimento e moções de congratulação
Os vereadores mirins de São Lourenço do Oeste se reuniram nesta quarta-feira (20), na Câmara Municipal, para mais uma sessão ordinária. Durante os trabalhos, os jovens parlamentares apresentaram indicações, requerimentos e prestaram reconhecimento por meio de moções de congratulação a entidades que promoveram iniciativas de relevância para a sociedade.
Entre as proposições, o vereador mirim Dhionatan Serafini apresentou indicação ao Executivo solicitando patrolamento, cascalhamento e compactação com rolo na estrada que liga a Linha Santa Inês à Linha Ouro Verde. Ele destacou que a via é essencial para o escoamento da produção agrícola, transporte escolar e acesso da comunidade a serviços básicos, mas enfrenta problemas especialmente em períodos de chuva.
Já a vereadora mirim Nátali Gonçalves de Azevedo sugeriu à Secretaria Municipal de Saúde o restabelecimento do Programa Saúde Bucal na EBM São Roque. Segundo ela, a escola é um ambiente estratégico para promover hábitos de cuidado e prevenção de doenças bucais desde cedo.
Outra indicação foi apresentada pela vereadora mirim Valentina Portaluppi Garbin, que solicitou o fechamento com portas do armário da cozinha da EBM Irmã Cecília, visando proteger os utensílios utilizados na preparação da alimentação escolar.
O presidente da Câmara Mirim, vereador Peterson da Silva, sugeriu a substituição dos computadores da Biblioteca Municipal Professor Ermindo Lazzarotto, destacando que os equipamentos antigos prejudicam o atendimento ao público e o trabalho da equipe de servidores.
O vereador mirim Marco Aurélio Mores sugeriu o fechamento da quadra esportiva da Escola Básica Municipal Irmã Cecília. O objetivo, segundo ele, é proteger os alunos do frio e chuva em dias de educação física e em demais atividades e eventos escolar.
Por fim, a vereadora mirim Paula Piovesan sugere ao Executivo Municipal a ampliação da ponte sobre o Rio Macaco, no Distrito de Presidente Juscelino. A vereadora afirma que tem algum tempo que os agricultores da região relatam o perigo no local. “As máquinas quase não passam, as colheitadeiras por ocasião da travessia ficam com metade dos pneus para fora da ponte. Em razão disso, e para evitar futuros acidentes, faz-se necessário urgentemente medidas para ampliação desta ponte, possibilitando a plena travessia de todos os veículos, especialmente de cargas e máquinas agrícolas”.
Requerimento
A vereadora mirim Thalia Machado Josefino apresentou requerimento à Secretaria Municipal de Saúde solicitando informações sobre o abastecimento e a falta de medicamentos na Farmácia Municipal. O pedido inclui esclarecimentos sobre os critérios utilizados para aquisição e reposição dos itens, além da existência de controle informatizado de estoque. Segundo a vereadora, a solicitação atende a relatos da população sobre a falta de medicamentos essenciais.
Moções de Congratulação
Na sessão, também foram aprovadas moções de congratulação como forma de reconhecimento a entidades e instituições locais.
O presidente Peterson da Silva encaminhou moção ao Governo Municipal, Secretaria de Assistência Social, CREAS e CRAS, pela realização da caminhada contra a violência doméstica, no dia 15 de agosto, mobilizando a comunidade no mês de combate à violência contra a mulher.
Outra moção de Peterson foi destinada ao Governo Municipal, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Diretoria de Meio Ambiente e AASLO, pela organização da 1ª Corrida do Meio Ambiente, realizada no dia 17 de agosto, com a participação de cerca de 400 corredores, coleta de lixo eletrônico e atividades educativas do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
A vereadora mirim Paula Piovesan também apresentou moção de congratulação à Escola Básica Municipal Nossa Senhora de Lourdes, em reconhecimento à reforma do parquinho da instituição. A iniciativa foi viabilizada com recursos arrecadados na tradicional festa junina da escola, que contou com grande participação da comunidade.
Todas as proposições aprovadas serão agora encaminhadas ao Legislativo Municipal em forma de carta, e se aprovadas pelos vereadores, serão diretamente enviadas aos órgãos e autoridades competentes.
A próxima sessão da Câmara Mirim será realizada no dia 25 de setembro.