Aprovado: Comissão de Assuntos Relevantes vai analisar implantação do estacionamento rotativo

por Samara Graciolli publicado 01/09/2025 20h07, última modificação 01/09/2025 20h07

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (1º), a Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste aprovou o Projeto de Resolução nº 1/2025, de autoria dos vereadores da bancada do Progressistas (PP) – Jader Ioris, Sabino Zilli, João Carlos Suldowski e Altair Borges. A proposta cria uma Comissão de Assuntos Relevantes com o objetivo de analisar e acompanhar a implantação do sistema de estacionamento rotativo no município.

Segundo o vereador Jader Ioris, a iniciativa surgiu a partir da audiência pública que apresentou o Plano de Mobilidade Urbana de São Lourenço do Oeste. “O município conta com mais de 23.983 veículos emplacados até o ano de 2023 e aproximadamente 1.000 vagas de estacionamento no centro da cidade”, destacou.

O presidente da Casa Legislativa, João CarlosSuldowski disse que a adequação do sistema de estacionamento público é fundamental para garantir o uso mais eficiente das vagas e atender às exigências da legislação vigente. “Essa medida proporciona mais conforto e segurança tanto para os usuários quanto para os proprietários de estabelecimentos comerciais”, completou.

O vereador Mauro César Michelon, relembrou durante a discussão do projeto, que em 2023 os vereadores já debateram sobre a mobilidade urbana do município lourenciano, e enfatizou que a medida do estacionamento rotativo é importante, no entanto, ele enfatiza a conscientização dos usuários das vias do município. “Pedimos paciência à população, vamos fazer a nossa parte estudando a melhor maneira de fluidez do trânsito e mobilidade urbana em nosso município”, disse.

O vereador Altair Borges explicou que a comissão será composta por cinco vereadores e terá também a participação de representantes do Poder Executivo, da sociedade civil e dos órgãos de segurança. A formação será distribuída da seguinte forma: três membros do Executivo; dois representantes da sociedade organizada, indicados pela Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (ACISLO) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); e dois integrantes da Segurança Pública, representados pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros.

O prazo inicial para a atuação da comissão é de 60 dias, podendo ser prorrogado conforme previsto no Regimento Interno da Casa.

error while rendering plone.comments