Altair Borges sugere retorno de campanhas sobre conscientização e uso das sacolas retornáveis no comércio

por Samara Graciolli publicado 09/06/2025 20h07, última modificação 09/06/2025 20h07

O vereador Altair Borges (PP) apresentou uma indicação durante a sessão ordinária desta segunda-feira (9), direcionada ao Executivo Municipal, à Associação Comercial de São Lourenço do Oeste (Acislo) e à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para que seja realizada uma campanha de orientação, conscientização e incentivo para o uso das sacolas retornáveis no comércio.

Conforme o parlamentar, São Lourenço do Oeste tem se tornado “cartão postal”, tendo suas ruas, avenidas, praças e demais espaços públicos estampados nas redes sociais e demais meios de comunicações. “Isso tudo é reflexo da nossa educação, cultura e respeito, herdados de nossos avós e pais, aliado as constantes ações emanadas do poder público e da sociedade organizada”.

Borges ainda cita o trabalho conjunto que tem sido desenvolvido ao longo dos anos pelos órgãos públicos e as organizações da sociedade civil, como as entidades e associações, dentre elas a Acislo e a CDL. “Nosso município deu um passo importantíssimo na questão ambiental no ano de 2015,com grande mobilização do Executivo, Legislativo, Ministério Público, Acislo e CDL, apoiados por outros segmentos e entidades, que resultou na elaboração de legislação voltada pela não utilização/distribuição de sacolas plásticas pelo comércio”.

O vereador enfatiza que na avaliação dos representantes do Núcleo de Supermercados, na época, com o projeto: Sou consciente. Uso sacolas retornáveis, em apenas seis meses, os lourencianos deixaram de utilizar 1,5 milhões de sacolas plásticas, conforme matéria vinculada na mídia e no site da Acislo.

“Para que nossa cidade continue sendo esse cartão postal, e possamos ainda mais nos orgulhar de vivermos numa cidade bem planejada, organizada, limpa, ajardinada, e com o meio ambiente bem cuidado, cumprindo assim nosso papel de cidadãos conscientes, é que solicitamos ao Executivo Municipal, a Acislo e a CDL, que, independentemente de aprimoração legislativa, em virtude de novos materiais, que sejam retomados e tornados permanentes os projetos e campanhas de orientação, conscientização e incentivo para o uso das sacolas retornáveis”, finalizou.

error while rendering plone.comments