Homenagens: Vereadores aprovam denominação de sete ruas no Loteamento Bentinho

por Samara Graciolli publicado 29/04/2024 19h32, última modificação 29/04/2024 19h32

O Poder Legislativo de São Lourenço do Oeste aprovou na segunda-feira (29), em sessão ordinária, o Projeto de Lei 11/2024, de autoria da bancada do MDB, composta pelos vereadores Marlice Perazoli, Edson Ferrari, Mauro Michelon e Rennã Fedrigo, que denomina vias públicas no Loteamento Bentinho, aprovado pela Lei 2.668/2022.

São sete vias qualificadas como rua que carecem de denominação. “Trata-se de uma ação importante homenagear pessoas que notadamente trabalharam e se esforçaram pelo bem daquela comunidade e também, aos habitantes do Loteamento, a fim de que estes possam de fato comprovar o local onde residem com nomenclatura adequada, facilitar e propiciar a realização de cadastros junto a prestadores de serviços públicos dentre outros”, explicou o vereador Edson Ferrari.

Ferrari lembra que os trâmites para a regularização da área datam de mais tempo. “Nesse sentido, homenageamos alguns dos primeiros moradores, pessoas simples, mas, que contribuíram a seu modo com aquela comunidade”, disse ele, afirmando as sugestões dos vereadores para homenagem: Francisco Bento Pereira; Bento Irineu Pereira e Teresinha Pereira dos Santos. Porém, como já há uma via que presta homenagem ao Bento Irineu Pereira, uma emenda do vereador Ferrari, substituiu este nome pelo nome de Valdeci Calegari.

Além de homenagear os cidadãos, os parlamentares propõem ainda nomenclaturas ligadas a elementos da natureza que se encontram na localidade, dando destaque à Rua do Lago o qual se estende pela área central do Loteamento e a Rua das Bananeiras, haja vista a presença de vários pés dessa fruta na área.

Outros dados serão externados pela denominação de duas vias, sendo elas a data de Quatorze de Abril (ano 2022) que corresponde à sanção da aprovação da lei do Loteamento Bentinho e Dezessete de Fevereiro (ano 2024) quando foram entregues as escrituras aos moradores. “Claramente estas duas datas são dotadas de grande significação aos residentes do Bentinho, merecendo a nomenclatura das vias”, comenta o vereador.

Saiba Mais

A denominação de logradouros e de espaços públicos como ruas, avenidas, praças, entre outros, é uma das atribuições dos vereadores de São Lourenço do Oeste. No município é tradicional que estes locais recebam nomes de pessoas falecidas e que tiveram alguma importância histórica ou atuação importante na comunidade, em uma espécie de homenagem póstuma, permitido pela Lei 2650, aprovada pelos vereadores em março de 2022.

A Câmara Municipal mantém uma lista com nomes de pessoas sugeridas para denominações. Caso haja interesse de familiares que desejam fazer tal homenagem, a indicação poderá ser protocolada na Secretaria administrativa da Câmara, de forma física, ou por meio digital, apresentando os documentos e informações como a biografia da pessoa a ser homenageada, uma foto e a cópia da certidão de óbito.

Entretanto, é preciso ficar atento a alguns requisitos antes de encaminhar a documentação. Entre eles, de que a pessoa seja falecida a mais de 180 dias. A pessoa homenageada também precisa possuir bom conceito social, e que tenha comprovadamente prestado serviços relevantes ao município, ou ao estado, ou ao país nos diversos campos do conhecimento humano, da educação, da cultura, dos esportes, das artes, da política e da filantropia.

Portanto, se você deseja homenagear algum familiar que teve papel relevante em São Lourenço do Oeste ou obter mais informações entre em contato com a Câmara de Vereadores pessoalmente na Rua Duque de Caxias, 522, das 13h às 19h ou pelo Fone/ WhatsApp: (49) 3344-2666. Ainda, é possível é possível encaminhar os documentos pelo e-mail camara@camarasaolourenco.sc.gov.br.